A abóbora parece estar na mente e na mesa de todos hoje em dia, especialmente durante o outono e início do inverno, ela não só oferece um toque de cor viva, mas também tem um sabor delicioso e abundante. de nutrientes.
Ainda assim, você deve estar se perguntando se a abóbora é adequada para quem tem diabetes.
Se você vive com essa condição, é importante controlar seus níveis de açúcar no sangue, pois isso pode ajudar a prevenir complicações do diabetes, como lesões nervosas, doenças cardíacas, visão turva, infecções de pele e problemas renais.
Portanto, é especialmente importante entender como certos alimentos, como a abóbora, afetam o açúcar no sangue, se você tem diabetes. Além disso, respondemos, abaixo, se abóbora é low carb para sua dieta!
Abóbora é low carb?
A abóbora é um recipiente com muitos nutrientes que sustentam o bem-estar geral e o açúcar no sangue saudável.
Meia xícara (120 gramas) de abóbora cozida fornece os seguintes nutrientes:
- Calorias: 50
- Proteína: 2 gramas
- Gordura: 0 grama
- Carboidratos: 11 gramas
- Fibra: 3 gramas
- Açúcar: 4 gramas
- Cálcio: 4% do valor diário (DV)
- Ferro: 4% do DV
- Vitamina C: 8% do DV
- Provitamina A: 280% do DV
Desempenha um papel benéfico no controle do açúcar no sangue, e o consumo de alimentos ricos em fibras melhora o controle do açúcar no sangue. Meia xícara (120 gramas) de abóbora contém 12% do VD de fibra.
Efeito sobre o açúcar no sangue
Carga glicêmica (CG) é um sistema de classificação de alimentos ricos em carboidratos. Mostra o número de carboidratos em uma porção de comida e quanto aquela comida aumenta o açúcar no sangue. Um GL menor que 10 indica que um alimento tem impacto mínimo sobre o açúcar no sangue.
Por outro lado, o (GI) é uma escala de 0 a 100 que indica quanto de um alimento pode fazer com que o açúcar no sangue aumente. Números mais altos significam que um alimento fará com que o açúcar no sangue suba mais ().
No entanto, o IG não leva em consideração o conteúdo de carboidratos dos alimentos. Portanto, o GL é uma estimativa melhor de como uma porção realista de um determinado alimento afetará o açúcar no sangue.
A abóbora tem um alto IG de 75, mas um baixo GL de 3.
Isso significa que, contanto que você coma apenas uma porção de abóbora, isso não deve afetar significativamente o açúcar no sangue. No entanto, comer uma grande quantidade de abóbora pode aumentar drasticamente o açúcar no sangue.
Benefícios da Abóbora
Seja na sopa ou no gratinado, a abóbora é um dos alimentos mais consumidos quando o inverno se aproxima. Recentemente, o café com leite de abóbora com especiarias está se tornando cada vez mais famoso (embora seja melhor fazer você mesmo para evitar todos os açúcares adicionados!). Aqui, oferecemos 5 boas razões para adicionar abóbora às suas refeições.
1. Bom para o sistema imunológico
A abóbora fornece grandes quantidades de beta-caroteno, que se transforma parcialmente em vitamina A uma vez no corpo. No entanto, a vitamina A ajuda o corpo a combater infecções com eficácia. Estudos recentes têm mostrado que a vitamina A é especialmente importante para a saúde intestinal, fortalecendo as vilosidades intestinais e ajudando-as a se defender contra infecções.
Outros nutrientes encontrados na abóbora também apoiam a função imunológica, incluindo vitaminas C e E, ferro e ácido fólico.
2. Saúde ocular
Existem várias razões pelas quais as abóboras são boas para os olhos. Em primeiro lugar, como mencionado antes, é rico em beta-caroteno, que ajuda a retina a absorver a luz e, portanto, ajuda a manter uma boa visão.
Além disso, a combinação de minerais e vitaminas presentes na abóbora pode proteger os olhos contra a degeneração macular relacionada à idade. De fato, um estudo descobriu que pessoas com degeneração macular relacionada à idade podem retardar seus efeitos tomando um suplemento contendo uma mistura de zinco, vitamina C, vitamina E, beta-caroteno e cobre.
Embora este estudo use um suplemento dietético, esses nutrientes são todos encontrados na abóbora, embora em quantidades menores. Assim, comer abóbora regularmente pode proteger a saúde dos olhos.
3. Bom para a pele
Os antioxidantes da abóbora são importantes para a saúde da pele, incluindo o beta-caroteno e as vitaminas C e E. Em particular, estudos indicam que o beta-caroteno pode proteger a pele dos nocivos raios ultravioleta do sol. Comer alimentos ricos em beta-caroteno, como abóbora, pode, portanto, melhorar a textura e a aparência da pele.
4. Saúde do coração
Em geral, reconhece-se que seguir uma dieta rica em frutas e vegetais é benéfico para a saúde do coração. Em particular, a fibra, a vitamina C e o potássio encontrados na abóbora melhoram a pressão arterial e os níveis de colesterol.
5. Luta contra a síndrome metabólica
A síndrome metabólica é a associação de uma série de problemas de saúde relacionados à obesidade abdominal. Isso inclui pressão alta, problemas de açúcar no sangue e níveis elevados de triglicerídeos – todos fatores que aumentam o risco de doenças cardíacas e diabetes. No entanto, o consumo de alimentos ricos em beta-caroteno parece diminuir o risco de síndrome metabólica
Vitaminas da Abóbora
A abóbora é um alimento saudável, rico em nutrientes e compostos que podem.
Vários estudos em animais mostraram que ele pode reduzir o açúcar no sangue, melhorando potencialmente o controle do diabetes e ajudando a retardar a progressão da doença em alguns casos.
No entanto, a maioria das pessoas come abóbora na forma de alimentos menos saudáveis, como bebidas açucaradas, assados e tortas natalinas, que não oferecem os mesmos benefícios que o consumo da própria abóbora.
Embora a maior parte da pesquisa tenha sido feita em animais, os resultados sugerem que adicionar abóbora à sua dieta pode ser benéfico para o controle do açúcar no sangue se você tiver diabetes – desde que esteja desfrutando de uma porção típica. e comê-lo em sua forma menos processada.
Algumas precauções
A abóbora é um diurético leve e pode ser um problema se for tomada com certos medicamentos, especialmente o lítio.
Além disso, hoje existem muitos alimentos que contêm abóbora, mas que estão longe de serem bons para você. É sempre bom comprar a abóbora e fazer receitas semelhantes às que você vai comprar na loja, para garantir a melhor qualidade.
Deixe um comentário